sábado, 21 de janeiro de 2017

Etimologia da palkavra "Filosofia" e o começo do filosofar

As palavras tem história e a história está grávida de significados.Quando exploramos os significados das palavras, encontramos uma diversidade de sentidos que já foram utilizados pelas pessoas através dos tempos.

A linguagem é uma espécie de herança que recebemos das gerações passadas. Com ela podemos entender melhor o mundo, construir novos significados e até mesmo criar novas palavras, enriquecendo a nossa vida e o patrimônio que vamos transmitir para as próximas gerações. Assim, um pouquinho de nós vai ficar para os outros.

A filosofia é uma linguagem de amor à sabedoria. Nasceu do amor que busca compreender o mundo, os outros e à si mesmo. O amor cria laços, vincula, se expressa e se comunica. E o desejo de compreender a realidade gerou a filosofia.

Do mesmo modo que você tem um nome e o seu nome tem uma história,. um significado pessoal e social, também o nome filosofia tem uma história e um significado próprios, que vamos explorar e conhecer agora.

A origem da palavra filosofia é grega. Atribui-se ao filósofo e matemático Pitágoras (século IV anterior à era comum) o uso inicial dela. Para Pitágoras, somente o ser humano é capaz de filosofar, isto é, de buscar a sabedoria. Os seres humanos não são animais que apenas seguem seus instintos e não tem necessidade de saber; tampouco são deuses, que já sabem tudo e portanto não tem necessidade de saber. Somente os seres humanos, que estão à meio caminho entre os animais e os deuses, percebem que ignoram as coisas e sentem  necessidade de conhecê-las. Essa consciência da própria ignorância e a busca da verdade nos tornam filósofos. É isso que nos faz humanos. É por isso que nos movemos em diversas direções, construindo diferentes tipos de saber.

Confira à seguir a composição da palavra filosofia:

FILOSOFIA = PHILOS + SOPHIA = amor pelo saber, amizade à sabedoria, busca do saber.

PHILOS = amizade, amor
SOPHIA = sabedoria
SOPHÓS = sábio


Adaptado de: "Pensando Melhor" de Angélica Sátiro e Ana M. Wuensch

Nenhum comentário: