sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tráfico de Armas no Brasil

O tráfico de armas é o crime organizado mais lucrativo no mundo. Hoje o tráfico de armas perde somente para o tráfico de drogas que cresce a cada dia. Calcula-se que para cada arma apreendida outras trinta entram ilegalmente pelo país.
Normalmente as armas entram por vias aéreas e marítimas sendo que, os traficantes passam uma pequena carga via terrestre para despistar a atenção aérea e marítima da polícia e então a maior carga de armas passa despercebida.
Os traficantes usam rodovias estaduais até chegar aos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo, as armas são exportadas principalmente pelo Paraguai, outros países que exportam armas ilegais para o Brasil é os EUA, Argentina, Bolívia, Filipinas e Uruguai. Além de Rio de Janeiro e São Paulo, os traficantes estão usando outras rotas para a entrada de armas no país como: Foz do Iguaçu, Mato Grosso do Sul e a mais freqüente de todas é a cidade gaúcha Uruguaiana.
De acordo com a CPI, os traficantes que estão presos contam com a ajuda de seus advogados que passam a fazer parte dos negócios clandestinos para beneficiar seus clientes. Segundo os próprios traficantes, a polícia hoje desempenha uma importante função no tráfico que é de passar informações secretas e de participar facilitando o trabalho ilegal. Policiais estão participando dos negócios ilegais ganhando porcentagens de 10 a 20%, essas porcentagens numa grande carga ilegal chega a um valor considerável. Para combater o tráfico de armas, os governantes colocou em votação um referendo sobre proibir ou não a comercialização de armas de fogo e munições no país, mas a população votou em não proibir;
Decisão correta dos eleitores, afinal de contas, os traficantes e bandidos seriam desarmados? Existe hoje cerca de uma arma para cada 12 pessoas e a comercialização clandestina trabalha para que as outras onze pessoas desarmadas possuam armas. A questão é: Para banir o tráfico de armas é preciso que se faça um limpa no país, principalmente nos policiais que estão empregados para “proteger a nação”. E como fazer isso se os maiores facilitadores do tráfico estão espelhados pelo país sem nenhuma fiscalização maior?

Nenhum comentário: