quinta-feira, 5 de abril de 2007

Coluna de Ivan Lessa, do dia 07 de dezembro de 2005

E falando em vacas...

Muu! Braap! Muu! Sempre fiz questão de desconhecer solenemente a existência das vacasPor Ivan Lessa

Servem de paisagem rural e, não estou bem certo, parece que leite e uma porção de seus derivados, inclusive o filé com fritas, têm algo a ver com os bucólicos e meio tolos animais irracionais.
Minha indiferença às vacas só era comparável à minha indiferença aos ministérios da fazenda de países do Terceiro Mundo. Eu disse “era”. Agora, graças aos progressos da ciência, empombei para valer com as vacas.
A ciência, mediante seus derivados, os cientistas, informa a quem quiser saber, em belíssimas publicações especializadas, que as vacas são responsáveis por boa parte do efeito estufa que, todo mundo sabe, é o responsável pelas mudanças climatéricas que deverão ter início, em todo o globo terrestre, a partir das 13 horas do dia 23 de abril do ano de 2786, quando as coisas – todas as coisas – vão, para recorrer a um lugar-comum, esquentar para valer.
E grande parte dessa catástrofe se deve a… a… às vacas.
Não só às suas bestíssimas ruminações idiotas nos campos deste pobre planeta, mas às suas flatulências.
É oficial, é científico: as flatulências vacais contribuem com seu metano e seu dióxido de carbono para o esquentamento planetal que se avizinha.
Parem de culpar carros e caminhões, usinas de energia e os pobres dos combustíveis de fósseis.
Nós, humanos racionais, somos 6,5 bilhões neste planeta sem graça. Elas, as vacas irracionais, são 1,4 bilhão. Flatulando o tempo todo. Parem com isso, vaquinhas! Mais “muu” e menos “braap”.
Curioso o cinema não ter se aproveitado das vacas e suas flatulências para fazer um desses filmes de hecatombe terrestre. Mais curioso ainda: e nós, 6 bilhões e 500 mil, com nossas flatulências? Seremos tão superiores assim, tão isentos de culpa, quanto as débeis mentais das vaquinhas?
Gente ou vaca, eu quero é ver o filme.

--------------------------------------------------------------------------------------
Cada coisa, não?...

Nenhum comentário: