QUA, 25 DE ABRIL DE 2012 09:08
- POR: REPORTAGEM
LOCAL
O governo federal anunciou ontem (24), a seleção do
Monotrilho Estação Tamanduateí-São Bernardo como uma das obras do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana. O projeto do Estado de
São Paulo tem valor total de R$ 4 bilhões, sendo que R$ 1,276 bilhão sairão de
financiamento da Caixa Econômica Federal
e mais R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União.
A contrapartida do Estado será de R$ 2,397 bilhões. A presidente Dilma Rousseff
participou do evento, que contou com diversas autoridades, dentre as quais o
prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o governador Geraldo Alckmin.
A Linha 18-Bronze atenderá os polos industriais e
de serviços da Região Metropolitana de São Paulo, os municípios de São Caetano,
São Bernardo e Santo André. A obra também ligará importantes polos
educacionais, como o Instituto Mauá de Tecnologia, Uniban, Faculdade de
Medicina de Santo André, Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Fundação
Santo André e a Universidade de São Caetano do Sul.
O trajeto será de 20 quilômetros, que deverão ser
percorridos em 35 minutos. Estão previstas 19 estações, que atenderão o Jardim
São Caetano e Mauá, em São Caetano; Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila
Scarpelli e Jardim Bom Pastor, em Santo André. Passará, ainda, pelo Baeta
Neves, Centro, Ferrazópolis e Alvarenga, em São Bernardo. A Linha 18-Bronze
terá mais quatro terminais integrados.
Duas etapas
O projeto está dividido em duas partes, que ainda
deverão passar pela avaliação do Ministério das Cidades e de técnicos da Caixa
antes da assinatura definitiva do contrato:
Fase 1: Tamanduateí – Paço de São Bernardo. Com
extensão de 14 km, é composta por 12 estações. O traçado da Linha 18
inicia na Estação Tamanduateí, em São Paulo, seguindo em direção ao eixo da
avenida Guido Aliberti, em São Caetano. Na transição da avenida Guido Aliberti
para a avenida Lauro Gomes, a diretriz de traçado passa a atender São Bernardo
e Santo André, até a região do Paço de São Bernardo. Operação prevista para
2015.
Fase 2: Paço Municipal – Estrada dos Alvarengas.
Com extensão de 6 km, é composta por seis estações. O traçado se desenvolve
dentro de São Bernardo, partindo do Paço e seguindo pelo eixo da avenida Faria
Lima até as proximidades do Terminal Ferrazópolis, , passando sobre a via
Anchieta e buscando o eixo da avenida Café Filho, em direção à Estação Estrada
dos Alvarengas. Operação prevista para 2016.
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