sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Palm TX

Palm TX

Principais Características

  • PalmOS 5.4.9 em português;
  • Processador de 312 MHz Intel PXA270;
  • 100MB de memória para usuário;
  • Tela sensível ao toque de 320x480;
  • Slot para cartões SD, SDIO, MMC;
  • Bluetooth 1.1;
  • Wi-Fi 802.11b;
  • Saída para fone de 3.5mm;
  • Cabo para recarga da bateria;
  • Cabo para sincronismo;
  • Bateria de 1250 mAh.

Detalhes

O Palm TX foi lançado em outubro de 2005 nos EUA, e um bom tempo depois no Brasil. Ele tem bons recursos e um preço competitivo, mas depois de vários anos, já deveria ter sido atualizado, mas a Palm não se importa mais com os handhelds, que fizeram o sucesso da empresa, dando destaque apenas aos seus smartphones.

Características Físicas

Lembrando o consagrado Palm V, e se parecendo bastante com o Tungsten T5 e E, o Palm TX tem um visual limpo e elegante.Apesar de ser de plástico, a sensação ao segurar o aparelho é muito boa. A cor é um azul bastante escuro, que em muitas vezes parece preto.

No topo está presente o slot para cartões, que não tem mais a tampa protetora como em alguns modelos. Tem ainda a porta para infravermelho, a saída para fone de ouvido no padrão 3.5mm, e o botão para ligar, que fica ligeiramente para dentro do aparelho, evitando que ele seja ligado acidentalmente.

A frente tem a tela bem grande em evidência, o botão direcional, e os botões para aplicações, que podem ser programados. O primeiro é dedicado ao gerenciador de aplicações, e se for pressionado por mais tempo apresenta os últimos programas executados. Os botões são agradáveis de se pressionar, sem necessitar de muita pressão, mas sem ser exageradamente leves.

Na lateral esquerda está uma ranhura para colocar a capa protetora que o acompanha, ou outra, e do lado direito está o espaço para acomodar a caneta stylus. A stylus é muito parecida com a de modelos anteriores, tendo o corpo de metal, e as pontas de plástico. Ela é muito agradável de utilizar, tendo bom peso, e tamanho.

O pino para reset está na parte traseira, assim como a saída de som. A vantagem do buraco de reset é que finalmente ele pode ser utilizado com a ponta da própria caneta stylus. A bateria, como nos outros handhelds da Palm, continua sem ter como ser trocada. Isso pode decepcionar os usuários que necessitam usar bastante o aparelho, mas a Palm insiste nessa posição em seus handhelds.

O conector para o cabo de sincronismo e para o cabo de recarga da bateria estão na parte inferior do TX. Esse modelo não tem microfone, alarme vibratório, ou LED indicador de recarga da bateria ou status do aparelho, recursos disponíveis no passado em modelos topo de linha da Palm. Outra ausência é a base de sincronismo. Para economizar a Palm incluiu apenas o cabo de sincronismo, com botão para ativar o recurso, e o cabo de recarga da bateria.

Sistema Operacional, Processador, Memória e Conectividade

O sistema Palm OS já não tem o apelo de antigamente, pois tem anos que não sofre uma atualização mais significativa, mas tem a vantagem de ser fácil de usar e ter uma grande quantidade de programas disponíveis. O TX vem com a versão 5.4.9 do sistema, e usa o processador da Intel igual ao do T5 e LifeDrive, mas provavelmente para economizar bateria, a velocidade dele foi reduzida para 312MHz e não os 400MHz como nos outros modelos.

A memória interna é de 128MB, sendo que 100MB são livres para o usuário, mais do que a memória interna encontrada na maioria dos outros modelos da Palm. Para o Palm OS essa quantidade é muito boa. O TX ainda aceita cartões SD/MMC para armazenar programas, músicas, vídeos e outros tipos de informações.

A qualidade da tela é muito boa, sendo praticamente igual à encontrada no T5 e LifeDrive. Na parte inferior existe a área virtual para escrever, e a barra com botões, que dão acesso a vários recursos, como Wi-Fi e Bluetooth. A escrita ainda pode ser efetuada em qualquer parte da tela, e a área de escrita pode ser ativada ou desativada conforme gosto do usuário. Na barra inferior ainda tem o botão para rodar a tela, para usar o aparelho no modo horizontal.

Na parte de comunicação o TX vem com o tradicional infravermelho, para enviar e receber arquivos, além de outras comunicações. O Bluetooth está na especificação 1.1, e pode ser utilizado para comunicar com celulares Bluetooth, aceitando inclusive que se disque pelo celular a partir do programa de contatos do TX. Outras possibilidades incluem a comunicação com GPS e outros acessórios Bluetooth. Falta o suporte para fones sem fio stereo e outros aparelhos, sendo que em alguns casos programas de terceiros resolvem a questão.

A estrela mesmo do TX é o Wi-Fi 802.11b. Aqui a facilidade de utilização do Palm OS mais uma vez foi explorada. É muito fácil se conectar pelo Wi-Fi. O próprio aparelho procura pelas redes disponíveis, lembra das configurações anteriores e se conecta rapidamente. Se ficar inativo o Wi-Fi é desativado para economizar bateria. A potência do Wi-Fi também é bastante razoável. Para segurança na conexão ele suporta os padrões WEP e WPA.

Softwares

Sem muitas modificações no Palm OS nos últimos tempos, não há muitas novidades nos programas do TX. Mesmo assim os usuários vão poder apreciar alterações nos contatos, que podem salvar diversos endereços, como de escritório e residência, mais números de telefones, além da data de aniversário e outros campos personalizados. Outros detalhes incluem a visualização anual da agenda e melhorias na tela Today.

Para tocar MP3 o TX tem o Pocket Tunes Basic na versão 3.0.9. É uma boa alteração, já que antes a Palm utilizava o RealPlayer, bem mais fraco. Ainda assim, por utilizar a versão basic, não há como escutar músicas no formato WMA ou de rádios. Isso, claro, pode ser resolvido pelo usuário comprando a versão deluxe do programa. Para assistir vídeos e visualizar imagens está presente o Palm Media, agora mais rápido, com vários efeitos de transição para slideshow e recurso de álbum de fotos.

Arquivos do Word, Excel e Powerpoint podem ser criados e editados no TX com o Documents To Go, na versão 7, que hoje em dia já está bem ultrapassado, mas ainda assim é eficiente.

O VersaMail 3.1 dá conta de lidar com e-mails POP e IMAP, podendo sincronizar os dados com o computador por cabo, ou até de maneira sem fio. Para usuários corporativos existe suporte ao Microsoft Exchange Server 2003. Com uma tela grande, navegar na Internet se torna mais viável, e o navegador é o Blazer 4.3. Como o aparelho já foi lançado faz algum tempo e a Internet evoluiu muito, alguns sites podem apresentar recursos não suportados pelo navegador. Se considerarmos a recente evolução dos navegadores para aparelhos móveis, o Blazer mostra os sinais de sua idade.

Outros programas ainda fazem parte do TX, sendo alguns já instalados no aparelho e outros no CD que o acompanha, como leitor de eBooks, e jogos. Claro que o usuário encontrará uma enorme variedade de aplicações para instalar no TX, sendo essa uma das grandes vantagens do Palm OS no momento.

Conclusão

Quando foi lançado o Palm TX apresentou uma boa relação de recursos e preço. Com sua tela grande, sistema fácil de usar, Wi-Fi, Bluetooth em um aparelho leve e agradável, ele se tornou uma opção de peso.

Infelizmente os anos passaram e o produto não foi atualizado, já que os handhelds estão em queda. Para os fãs do Palm OS, o Palm TX será satisfatório, mas se considerarmos outros sistemas, iremos encontrar modelos com mais recursos e mais atualizados.

Nenhum comentário: