sábado, 12 de setembro de 2009

Key Performance Indicator (KPI)

KPI


Indicadores Chave de Desempenho, em inglês Key Performance Indicator (KPI), medem o nível de desempenho do processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos de tecnologia da informação permitem que o objetivo seja alcançado.
KPIs são “veículos de comunicação”. Permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa. (JFF)

Aplicações:

Tempo de tratamento de um pedido de mudança nos níveis de serviço.
Freqüência de levantamento de satisfação do cliente.
Tempo de levantamento de assuntos relacionados a níveis de serviço.
Impacto da qualidade de recursos financeiros adicionais para o atendimento do nível de serviço definido.

Os Indicadores Chave de Desempenho (KPI), tiveram sua aplicação estendida às mais diversas questões referentes aos negócios e empresas. Com os recursos disponíveis de tecnologia de informação, Hardware e Software, pode-se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado. Muitas empresas, quando nos referimos metaforicamente,trabalham com KPIs como instrumentos de sua navegação. Eles vão além das tradicionais métricas financeiras e passam a medir o sucesso dos processos nas organizãções. A combinação de indicadores pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico em uma empresa.
Cabe aos altos executivos e suas equipes, definirem quais serão os Indicadores Chaves de Desempenho pois em uma empresa podem existir diversos indicadores que de alguma forma apontam resultados e apoiam diagnósticos. Devem ser eleitos como KPIs apenas aqueles que o seu atinginmento seja capaz de alinhar a empresa com a sua visão e objetivos estratégicos. Um método constantemente aplicado em organizações para a escolha dos indicadores chaves de desempenho é o Balanced Scorecard.
Outro fato importante referente a KPIs, é que quando forem compatíveis e disponíbilizados, é possível comparar desempenhos entre empresas. As empresas de melhor desempenho podem servir de Benchmark para outras que desejem estar alinhadas com a melhores práticas no mercado.

Exemplos de KPIs:
Time to Market - Tempo de lançamento de um produto. Conta-se do desenvolvimento do Conceito a disponibilidade para venda.
Lead Time - Tempo de Duração de um processo.
OTIF - Sigla do inglês On time in Full que quer dizer: No tempo e completo. Aplicado a distribuição de produtos e/ou gerenciamento de fornecedores.
Stock Out - Numero de vezes ou dia que determinado item controlado no estoque chega a saldo zero.
Market Share - Fatia de mercado que um determinado produto possui em um periodo.
Produtividade Homem/hora. Número de unidade produzidas por mão-de-obra escalada na produção.
Ociosidade - % de tempo que um máquina, equipe, ou planta ficam parados.
Giro de Estoque - Consumo(Saídas) / Saldo Médio de estoque.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: